quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CRIANDO EXPECTATIVAS

Quem nunca criou expectativas sobre algo ou alguém? É comum a gente sonhar com diversos planos, imaginar como seria tal situação, ou como aquela pessoa reagiria se você fizesse aquilo de uma forma, ou de outra. Quantas horas do nosso dia e quantos pensamentos nossos são totalmente ( ou quase ) focados nisso? Entendo que somos um povo cheio de esperanças, de luta, de vitórias e derrotas, e que esperamos sempre o melhor em cada adversidade, que levantamos a cabeça e nosso sentimento de ser brasileiro e não nos deixar desistir persiste entre nós muito fortemente. 
Mas como eu ia falando, nós gastamos uma energia muito grande criando expectativas todos os dias, todas as horas, sobre coisas, planos, sonhos, trabalhos, amigos, amores, tudo. Quem aqui no dia dos namorados nunca ficou em casa esperando por um buquê de rosas? O problema é que nós não esperamos somente o buquê...esperamos com ele um cartão! Ah, mas o cartão tem de ter palavras lindas, que faça você se sentir a mulher mais amada desse mundo, se não, ele não serve, né? Não!!!!!!!!!!! Quem foi que disse que tem que ser assim? Quem inventou que no dia dos namorados a gente tem esse direito de quase 'exigir' para nosso então namorado flores, bombons, ursinhos e por ai vai...?! E o pior, quem foi que disse que tem que vir acompanhado de um cartão? Quer dizer que se vierem só as flores não valeu a intenção do amado?
E se ele for daqueles que escreve pouco, é tímido, de poucas palavras e só escrever um "eu te amo", o mundo vai acabar??! Agora pára um pouquinho, respira e se pergunte o porquê. Por que o mundo acabaria por que ele escreveu SÓ um "eu te amo"? Tá vendo, isso é criar expectativa!
Criar expectativa é você esperar do outro aquilo que você gostaria que ele fizesse, falasse e até a maneira de agir é imaginada por você. Pense no poder que o "Eu te Amo" possui, a força que vem dessa frase, a imensidão de coisas e sentimentos que estão juntinhos dela pra você ainda achar que é pouco. Por outro lado, existem aqueles que são de muitas palavras, adoram escrever 'bíblias' e mais bíblias para nós, chegam a nos exaltar tão "completamente" que  nos falta até assunto com essa pessoa. Que a gente até passa a duvidar daquele sentimentalismo todo. É ou não é? Já pensou em quantas pessoas nem são amadas por ai? Já pensou que hoje, exatamente hoje, existem várias pessoas que tudo o que elas queriam seria isso que você considera pouco?! Só porque ele não escreveu uma bíblia (ou escreveu uma imensa) não quer dizer que ele não te ame.
A diferença entre você e o outro (a) é que somos, fácil de explicar, pessoas diferentes! O que acham? Somos de culturas diferentes, nascemos em lugares diferentes, tivemos criações diferentes, temos gostos, religião e tudo em geral diferente das outras pessoas.
Entendo o tanto que é frustante não receber aquele tão esperado telefonema, que é difícil passar horas ao lado do telefone e não receber nem se quer uma chamada a cobrar! ahahaha Ou esperar que seu namorado note que você cortou DOIS dedos do cabelo, ou que ele vá amar todas as flores e frufrus que você colocou na sala para um jantar que você fez pra ele. Entenda novamente; somos diferentes! E homens e mulheres são mais diferentes ainda! Então, a melhor coisa que temos a fazer é ter paciência e passar a aceitar isso dentro de nós.
Quantos de nós já não sofremos ao esperar a resposta de um emprego? Primeiro  sofremos por antecipação esperando sermos chamados, e depois que somos, criamos uma expectativa enorme, chegamos até a fazer planos (tem gente que até gasta o dinheiro de um salário que ainda nem recebeu, nem se quer sabe se vai receber) por uma expectativa. Praticamente nos desligamos das nossas vidas pessoais, e nos focamos somente nisso. Quando na verdade deveríamos fazer o contrário! Esse pensamento positivo todo que usamos desejando vivamente que sejamos empregados pode ser convertido para um outro lado de uma maneira que resolveria toda essa angústia! Poderia ser utilizado para usarmos esse pensamento acreditando que demos o nosso melhor, que fizemos o que pudemos e que agora angústia, choro, raiva, ansiedade nenhuma vai fazer reverter essa situação. Então, o que é o melhor a fazer? Mais uma vez eu digo; esperar, ter paciência. Comece a pensar que você já tem uma vida, já tem pessoas que lhe amam o bastante esperando por você em casa, independente do resultado, que você não vai morrer se não der certo. E quem sabe, comece até a fazer novos planos, imaginando que este poderá (leia bem, poderá) não dar certo. Tenha um plano B, um plano C nessas situações, e deixe suas expectativas nas mãos do Senhor. Se você não acredita em Deus, então simplesmente não crie expectativas, é simples.
Sabe por quê? Porque dessa maneira, seja a resposta que tivermos ou do nosso emprego, ou do nosso aumento, ou de um novo romance, ou de casos de saúde, seja lá qual for a resposta, nós já estaremos preparados para o pior. Então, se o que vier for algo bom, se você for contratado, ou se aquele seu sonhado aumento saiu, e aquele garoto pediu você em namoro, ou o resultado do exame deu tudo entre as normalidades, você já estará no lucro. Sabe por quê? Por que você não colocou suas expectativas em cima de nada disso! Simplesmente acreditou que fez sua parte e pronto, continuou vivendo. É complicado, eu sei. É super difícil a gente pensar dessa maneira, mas é a melhor maneira de se pensar. Se a gente não esperar nada dos outros ou das coisas, o que nos vier já é lucro!  E assim viveremos bem mais felizes, mais tranquilos e menos estressados, pode ter certeza!
Então, liberte-se de todas as expectativas que estão aí guardadas e simplesmente viva, e agradeça até por aquilo que ainda não lhe aconteceu!!!
M.F.
E então meninas, o que acharam???
Beijokas pra vocês!

6 comentários:

Margareth Gervason disse...

Achei que vc está "literalmente"apaixonada"..rsrsrsrs
Muito bonito tudo que vc disse e isto se chama "ansiedade"!

Boa quinta
beijos coloridos!

Anônimo disse...

Gostei tanto, Mi! Continue nos escrevendo :).
Bjs,
Esther

Elizangela disse...

Se eu te contar que ontem tentei baixar um livro que chama o "poder do agora" porque li justamente sobre o que disse que se a gente aprender a viver o momento, a realidade sem ficar imaginando coisas e criando expectativas..simplesmente deixando acontecer..e se acreditármos que onde estamos agora tem um sentido e aproveitar o que o momento quer nos mostrar e não ficar imaginando que queria diferente..vamos sofrer muito menos!!
Estou querendo tentar ser mais realista mas confesso acho difícil demais..é como se a minha mente estivesse acostumada a criar expectativas sobre tudo e todos..mas vou tentar..vou tentar!!
Super beijo!!!

Fabiana disse...

Amiga que mensagem linda!!!

Margareth Gervason disse...

Oie cadê vc?
Sumiu apaixonada...kkkkkkkkkkkkk
Bom domingo
Beijos coloridos!

Margareth Gervason disse...

Oi minha linda vai me levar para voar um dia??kkkkk

Olha minhas férias foram 20 dias de chuva e depois no carnaval dias lindos de sol, então férias rápidas e normalmente são 30 dias + carnaval...enfim fazer o que?
Apareça sempre viu e tudo bem pode trabalhar na boa...afinal eu já tô no lucro...
Boa semana
Beijos coloridos!

Postar um comentário

Oieeee
Sua visitinha me faz muito feliz! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...